sábado, fevereiro 05, 2005

 

José Couceiro e a economia experimental

Ao longo desta semana de ausência aqui no blogue houve uma notícia que creio mostrar a inexistência de duas hipóteses normais na teoria económica. Refiro-me à contratação do José Couceiro por parte do FCP, como se pode falar de racionalidade económica quando um campeão europeu contrata o José Couceiro que ficou conhecido como presidente do sindicato dos futebolistas (aquele que apoiou a baixa psicológica do Jardel…) ou pela desastrosa experiência no departamento de futebol do Sporting, ou ainda como no departamento de futebol do Alverca, ou como se não chegasse pela despromoção do Alverca para a segunda liga ameaçando denunciar “tudo o que se passa”. Outra hipótese que a contratação contradiz é a das expectativas racionais, alguém previa no início da época que José Couceiro pudesse vir a treinar o FCP? Dirão que isso seria previsão perfeita e que as expectativas racionais acertam em média…Mas para se ter acertado em média teria de alguns preverem um treinador melhor que o Couceiro e outros preverem um treinador pior, mas pior do que o Couceiro talvez só o Carlos Manuel ou o Luís Campos. Mas alguém consegue dizer que o Luís Campos poderia treinar o FCP?



 

Francisco Louçã a face oculta

Hoje na Grande Reportagem fiquei a saber que o grande Pereira de Moura(continência e tal…) levou no seu caixão três livros entre os quais o “Turbulência na Economia” do Francisco Louçã. A faceta de cientista do Louçã poucos conhecem felizmente já tive o prazer de ler muitas coisas dele e por coincidência nesta segunda feira chegou o meu exemplar há já muito encomendado. Já li uma vez o livro na diagonal mas agora com um exemplar mesmo meu vou tentar fazer uma leitura mais séria do livro, tentarei também aqui deixar umas quantas passagens (sob o título “Estas não aparecem nos jornais”).

quinta-feira, fevereiro 03, 2005

 

O que os outros pensam de nós...

Nestes tempos de grande alarido político, onde nada parece fazer sentido e cada vez mais pessoas dizem continuamente que vão votar em branco (não acredito muito nisso, pois quando chegar a hora vão ver-se moralmente obrigados a fazer a cruz no quadrado), talvez nos faça bem olharmo-nos externamente.


Como talvez isso não seja assim tão fácil sempre podemos optar por ouvir as opiniões de notáveis europeus que estão atentos ao que vai acontecendo por aqui. Achei interessante este artigo no
público sobre Alain Minc. Obviamente não partilho todos os seus pontos de vista , como já pude manifestar em posts anteriores. Tem a sua coerência e é um positivo contributo para uma discussão interessante.



terça-feira, fevereiro 01, 2005

 

Pronto, escrevo eu

Nem que seja só para fazer publicidade ao blog na estação de Benfica, naqueles postos públicos de internet!Talk about free riding...

 

A desculpa para tudo

O blogue não tem estado muito animado pedimos desculpa mas a culpa é dos exames.

segunda-feira, janeiro 31, 2005

 

Sai um choque para a mesa do fundo!

Paulo Portas quer «choque de valores» para Portugal

This page is powered by Blogger. Isn't yours?