sexta-feira, fevereiro 11, 2005

 

Inimigo Público estreia na SIC hoje à meia noite...

...não podiam ter esperado para depois da época de exames? É que já são tantas as desculpas para não estudar e eles ainda juntam mais uma...

 

O maior prédio de Lisboa

Muito se tem falado sobre o prédio do José Sócrates, não sei qual é mas em todo o sítio se fala do famoso prédio da Rua Braamcamp. Não sei qual é mas não deve ser difícil descobrir, aposto que é o maior prédio de Lisboa. A razão? Estou farto de conhecer pessoas que conhecem alguém que tem uma prima que mora nesse prédio e que sabe quem vai à casa do Sócrates, e como se não bastasse a dimensão do prédio ainda está cheio de coscuvilheiros…

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

 

Lei de Say

Como bom adepto das posições do contra não acredito na lei de Say (a oferta cria a sua própria procura) no entanto há sempre excepções e esta semana é uma delas. As lojas estão cheias de prendas de Dia dos namorados e isso basta para criar um dia dos namorados e uma “tradição”.



terça-feira, fevereiro 08, 2005

 

Enquanto andamos a discutir por cá...

Parece que os posts que faço são sempre virados um pouco para uma perspectiva global. Talvez um pouco derivado das experiências pessoais que vivi durante os períodos fora do país e das viagens que faço. Continuo a achar que vivemos demasiadamente virados para o nosso cantinho e que por vezes sofremos de não conseguir sair da caixa (getting out of the box). A mim acontece-me frequentemente não conseguir sair dessa "caixa".

Chamou-me à atenção este blog sobre desenvolvimento de um colega nosso do ISEG. Foi isto que me chamou à atenção para o artigo sobre o relatório de Jeffrey Sachs: "Investimento no desenvolvimento: Um plano prático para atingir os objectivos de desenvolvimento do milénio".

"O relatório pretende que os países ricos abram os mercados às exportações dos países em desenvolvimento e que os ajudem a aumentar a competitividade das exportações, nomeadamente apoiando investimentos em infra-estruturas e na ciência e tecnologia."

Ai o nosso PAC e o desvio de comércio que cria...

Quem quiser ter acesso ao documento na íntegra pode fazer o download .



domingo, fevereiro 06, 2005

 

Para não te armares em espertinho

O FCP já lidera o campeonato...

 

Estas não aparecem nos jornais I - A economia e o complexo de inferioridade

"A axiomatização elevou o formalismo a níveis sem precedentes: durante várias gerações, os recursos mais importantes da ciência foram dedicados ao desenvolvimento do pardigma do Equilíbrio Geral, originalmente inspirado nos conceitos e métodos da física da década de 1840 mesmo que rapidamente superados na própria física"
in "TURBULÊNCIA NA ECONOMIA - Uma abordagem evolucionista dos ciclos e da complexidade em processos históricos" p12, Francisco Louçã
Edições Afrontamento
Ainda algumas notas sobre o livro, de facto como o Luís já referiu a obra nasceu do doutoramento do Louçã feito em Sussex mas sob o nome do ISEG (desconheço a razão), a primeira vez que li o livro devo dizer que foi na versão de tese de doutoramento que se encontra na biblioteca do ISEG. O livro encontra-se já traduzido em algumas linguas mas suspeito que a versão original é a inglesa (na edição portuguesa aparece tradução do próprio autor). Por fim embora reconhecendo que não é um critério objectivo convenhamos que é bom sinal (e que não é para qualquer um...) a tese estar à venda na amazon.

 

Economistas que aprecio

Hayek



 

Direitos Humanos?

O caso é vergonhoso em pleno Sec.XXI ainda há pessoas em Portugal submetidas a torturas, não acreditam? Vejam então que o debate Sócrates-Santana (ou vice-versa) se encontra transcrito na integra. Custa-me pensar que uma pessoa passou horas a dactilografar o debate...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?