sábado, fevereiro 26, 2005

 
Quando as eleições têm vencedores antecipados as nossas conversas tendem para outros temas eleitorais numa destas noites de estudo (com outros colegas aqui da ordem) calhou a tema a proporcionalidade e eu sugeri a introdução de um único circulo eleitoral, falámos discutimos e divagamos mas claro que não ficou nada para depois. Mas um dia destes ao ler na Causa-Nossa uns posts do professor Vital Moreira sobre a (des)proporcionalidade do sistema eleitoral português decidi fazer a experiência de como seria a distribuição dos deputados se existe um único circulo eleitoral, para os dados apresentados considerei que os 230 deputados eram eleitos todos por um circulo nacional (não considerei os ainda não disponíveis votos da emigração) os resultados obtidos foram:

PS:108
PSD:69
CDU:18
CDS:17
BE:15
PCT/MRPP:2
PND:1

Como vemos a situação parlamentar seria mais interessante com a entrada de dois novos partidos bem como um aumento da força dos partidos mais pequenos em e uma diminuição das forças dos dois grandes partidos. Nas suas entradas no Causa-Nossa o Professor Vital Moreira fala do fenómeno da majoração (diferença entre a proporcionalidade dos eleitos em relação à proporcionalidade dos votos), seguem as majorações existentes no actual sistema e as eventualmente existentes num circulo nacional único:

PS: de 6,6354% para 0,5%
PSD: de 2,6124% para 0,4%
CDU: de -1,704% para 0,03%
CDS: de -2,265% para -0,09%
BE:de-3,093% para -0,05%
PCT/MRPP : de -0,861% para 0,0008%
PND:de -0,721% para 0,002%

Vemos assim que os efeitos majoração praticamente desaparecem, perdendo-se os efeitos de desproporcionalidade o que prova como refere o Professor Vital Moreira que a desproporcionalidade não advém do método de Hondt mas sim da dimensão dos círculos. Para finalizar realizei uma experiência com base numa ideia do Aguiar-Conraria em que os votos brancos elegeriam lugares vazios na assembleia…Os resultados são interessantes:

PS:107
PSD:68
CDU:17
CDS:17
BE:15
BRANCOS:4
PCT/MRPP:1
PND:1

Acho que o efeito dos votos brancos estão subestimados, se soubéssemos que os nossos votos elegiam cadeiras vazias quantos de nós não teriam votado em branco?E já agora onde ficava o grupo parlamentar dos brancos, à esquerda ou à direita?

 

Finalmente férias!

Uf...! Acabou! O último exame está feito, politica económica das 17:30 até às 19:30! Está feito correu bem mas estou me a cagar o que importa é que acabou! Os exames acabaram! Estou de férias, vou poder passear, deitar cedo e acordar tarde, sessões duplas no cinema, escrever parvoíces e outras coisas! Espera...não...é verdade...o semestre começa segunda-feira, cadeiras novas, o seminário de fim de curso para acabar, o GRE para fazer, o TOEFL para fazer, as candidaturas a universidades para fazer, entregar CVs a empresas... Exames voltem estão perdoados...

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

 

Economia Regional e Urbana

... pelo menos este era o nome da cadeira quando passei pelo ISEG. Uma cadeira que me trouxe conhecimento. Talvez uma abordagem demasiado economicista, mas sem dúvida algo que se devia ter mais atenção. Está aqui uma coisa que os nossos amigos franceses estão a por em prática.

No fundo, no fundo, não é mais do que coordenar mais a acção política com os clusters óbvios que já existem na economia. Grenoble por si só já é um pólo de desenvolvimento na parte de software, no entanto se isso tiver uma agenda de parceria das políticas económicas vai obviamente maximizar o seu output.

Creio que isto seria obviamente uma política tipo do Governo que há de vir. Será que vão olhar para este exemplo emaximizar o que já existe neste momento, como é o caso dos moldes? Ficaremos à espera.

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

 

Quando eu pensava entrar para a Ordem dos economistas...

"Sou um macroeconomista com a vida dedicada à Gestão"
Murteira Nabo, presidente da Ordem dos economistas
 

Amanhã nos cinemas o filme mais esperado do ano...pelo menos por mim



MAR ADENTRO
 

Uma breve nota

Na segunda-feira voltei a Lisboa para acabar os exames, como sempre tive de passar pelo largo do rato. O cheiro a naftalina era insuportável.

 

Falta pouco...

Mais dois dias e acabam os exames, mais dois dias e enchemos o blog de comentários parvos, inadequados, imprecisos e muitas vezes falsos...

domingo, fevereiro 20, 2005

 

Ainda sou do tempo...

...em que os partidos só reconheciam a derrota por volta da meia-noite, e as noites eleiorais eram verdadeiras noites eleitorais e não um mero jantar eleitoral.

 

Hoje sinto-me como os liberais...

...oprimido pela democracia...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?