quinta-feira, dezembro 23, 2004

 

Não concordo professor

Num post, sobre as questões orçamentais, afixado em Nas fronteiras da dúvida estão algumas opiniões e "factos" que não concordo muito. Parece me claro que a politica orçamental deva ter um comportamento contracíclico no entanto isto tem se revelado impossivel devido à existência de ciclos politicos. Sobre o caso português diz que "Em Portugal a despesa pública, em percentagem do PIB, é de pouco mais de 50%. Na União Europeia, como um todo, o valor situar-se-á ligeiramente abaixo dos 50%.", a utilização assim da estatistica é criticavel, a situação portuguesa não é de todo das mais graves e note-se que um peso elevado da despesa pública em percentagem do PIB não é por si nada de mau, e também analisar a união europeia como um todo esconde algumas desigualdades e se o peso dá ligeiramente menos de 50% é porque existem dois paises outliers que puxam a média para baixo, a Inglaterra e a Irlanda, assim apesar de tudo Portugal apresenta um peso mais reduzido que a larga maioria dos paises da UE.
Uma outra opinião que não concordo é a de que "No pico da cavalgada guterrista, devíamos ter conseguido excedentes orçamentais de 2 ou 3%, para, nesta fase de recessão, estarmos, confortavelmente, com um défice de 1 ou 2%.", quem me conhece sabe que eu não gosto do Guterres e de que por uma razão de coêrencia não gostei dos seus ministérios das finanças (dois licenciados em direito, e o que era licenciado em economia era o Pina Moura o que faz ir dar ao mesmo), no entanto creio ser injusto dizer que os défices actuais são em larga medida causados por défices anteriores. Se a questão fosse a dívida pública ai reconheceria que sim, mas sendo défices podemos só falar das medidas de longo-médio prazo e ai as unicas do ponto de vista financeiro que podiam ser criticaveis seriam as SCUTS mas que todos já compreendemos ser uma brincadeira comparado com "lease-outs", mexidas na caixa geral de aposentações, perdões fiscais, alianamento de propriedades do estado e tudo o resto que a imaginação perversa possa permitir.

Comments:
Minha cara
Tens todo o direito de discordar de mim. Até gosto de ler um post contestando outro post meu. Agora na blogoesfera, como eu a entendo, não há estatutos. Não me trates por professor, por favor!!
 
Gostaria de desenvolvimentos ao último comentário em:
"As Dúvidas de um Anónimo"

As minhas desculpas por comentar sem ter nada a ver com o post emquestão, mas apenas por ser o mais recente.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?