quinta-feira, janeiro 20, 2005

 

É pena

A Igreja Católica espanhola através da conferência episcopal causou espanto ao admitir o uso do preservativo como método preventivo. A noticía espanta por o facto de a conferência episcopal tomar uma decisão correcta causar algum tumulto. No entanto a má noticía chega agora, estranhamente rectificou a posição. Obviamente trata-se de uma ordem hierarquica superior, o que me entristece bastante. São atitudes destas que marcam definitivamente o pontificado do João Paulo II (ou será do Joseph Ratzinger)como um pontificado de desilusão, desde já à algum tempo que o Vaticano merece uma nova revolução, uma revolução de veludo por parte dos leigos e dos verdadeiros ministros da fé. O Concílio Ecuménico Vaticano II já fez mais de quarenta anos e as reformas não foram levadas a cabo, no entanto um novo concílio ecuménico é urgente. É que como católico já estou farto de ter de explicar que não defendo a "cartilha" ditada por uns ultra-conservadores.


Comments:
Estimado colega blogger: como Católico que é, sabe certamente que o Cardeal Ratzinger define o que é de moral e de fé na Igreja. Ou seja, define aqueles assuntos onde a Igreja é infalível e onde não é. Ou seja, ainda, define a única diferença Real entre a Igreja Católica e as heterodoxias, ou o protestantismo. Ou seja, pela quinta vez, quem for contra as questões de moral ou de fé (vulgo dogmas) da Igreja, não deve permanecer nela. Faz todo o sentido. Segundo, como Católico que é devia ser temperado. Este é um assunto demasiado delicado para se fazerem acusações e se apontar o dedo. É realmente delicado. Se ler Paulo VI, ou até João Paulo II, sobre o assunto, verá que Ratzinger até tem pouco a ver com isto. Verá, ainda, que o Concílio Vaticano II, sob o ponto de vista da Igreja, tal como todos os outros Concílios, não é falível, e todas as resoluções dele saídas (incluindo a doutrina sobre o sexo) são infalíveis. Desculpe a reprimenda, mas há inconsistências que são mais fortes que eu.
 
O que é pertencer à igreja?
 
O cardeal Joseph Ratzinger tem um clube de fãs???
 
Olha que bem... Que supresa agradavel. Quando vi o numero de comentarios (4) ja estava a ver tudo: 4 vozes tipicas a balbuciar um qualquer comentario infeliz. Supresa das surpresas. Nada disso. Meu caro Luis, nao temos a felicidade de nos conhecer, mas seja como for, estamos na mesma linha. Amen.
Beijinho, queria dizer varias coisas, e quem me conhece sabe que sou assim. Ser catolico, e tendo o direito, e até o dever, de questionar, é fazer parte de um todo. Um todo, amigo Beijinho que, quer se compreenda quer não, se aceita. Aceita-se por fé, por esperança, por confiança. Felizmente, sublinho felizmente, aqui não dá para comer as batatas e deixar o arroz. Aqui é prato é uno. E é para comer até ao fim. E como dizia, e muito bem, o amigo Luis, quem quer estar dentro que esteja a 100%, as regras são estas, as Nossas regras são estas, quem não concorda não tem que ficar, não tente dizer que é, mas que só tem um pé ca dentro. Não dá.
Sobre o preservativo: A igreja sabe o que faz, o Papa sabe o que diz. Então voces acham que num país como a Espanha, onde as coisas caminham para ... (nem me atrevo a adjectivar) não seria mais que obvio que isto acontecesse mais cedo ou mais tarde??? É claro que a mãe Igreja tem de por calma nisto. Uma visita Papal a este país impõe-se. Os católicos devem andar desesperados. Basta ler as reportagens espanholas para ver quem vem fazer os comentarios as noticias: "la Presidenta de la Federación Estatal de Gays y Lesbianas de España"... por favor!!!

E já agora, nunca a Igreja disse (nem dirá) que o anti-concepcional de nome preservativo possa a vir a ser algo para usar de forma habitual. E o grande medo da igreja, arrisco eu dizer, vem da falta de educação que temos e das sociedades sem valores para que caminhamos que nao conseguem ver a diferenca entre: situação excepcional e uso habitual, e isto aplica-se a tanta coisa.
 
Independentemente das nossas orientações religiosas (ou da nossa fé, para não haver confusões!) não se pode confundir assuntos religiosos com matérias relacionadas com a saúde pública.
A realidade é esta. Quem sabe sabe e o nosso caro colega Boavida....sabe!
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?