quinta-feira, janeiro 20, 2005

 

Um pouco de etimologia das etiquetas

Ideologicamente não tenho medo nem vergonha de me afirmar social-democrata (não confundir com o PSD). Se bem reparo é a junção de duas palavras "social+democrata", como não podem assim os sociais-democratas não respeitar e admirar a democracia? São os EUA uma melhor democracia do que os paises nórdicos? São regras eleitorais que permitem forças de bloqueio regionais democráticas? São regras eleitorais que permitem um chefe de estado ser eleito apesar de ser menos votado regras democráticas? O Nuno tantas vezes me acusou de não gostar da democracia que pensei que estavamos a falar de coisas diferentes, pelo que fui consultar o dicionário:

"s. f., sistema político fundamentado no princípio de que a autoridade emana do povo (conjunto de cidadãos) e é exercida por ele ao investir o poder soberano através de eleições periódicas livres, e no princípio da distribuição equitativa do poder"

A minha definição de democracia está de acordo com esta.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?