terça-feira, maio 17, 2005
Welcome Back
Depois de grande ausência de notícias e discussões, achei por bem reavivar o Blog, com um tema que irá dar que falar nos próximos tempos. Antes demais, gostava de pedir desculpas pela pouca atenção dispensada ao blog. Acontece que as entrevistas e as actividades académicas deste último semestre têm falado mais alto.
Bem, vamos ao que interessa. Parece que o monstro voltou, desta vez ainda mais gordo, atingindo os 7%, segundo dizem!
Adivinham-se tempos conturbados, com os interesses individuais, egoístas e compreensíveis a falarem mais alto! Se é de perceber a necessidade de "apertar o cinto", faço igualmente por compreender o descontentamento dos milhares que se deparam com a possibilidade de verem os seus salários congelados, uma vez mais.
Quanto às propostas apresentadas, salienta-se o inevitável (a meu ver) acréscimo da carga tributária. Face à dificuldade de lidar com a redução da despesa, esta parece ser uma forma óbvia de contrariar o agravamento das finanças públicas. Esta medida remete-nos para outro problema mais ético do que técnico. O que é feito das preocupações com a justiça social?! Porque não se aumenta o IRS e/ou IRC? Será que o governo de Sócrates se encontra preparado para lidar com a situação? Como ficam todas as promessas eleitorais?
Para já prefiro reservar a minha opinião. Fico à espera de feedback.
À saúde da ordem...
Frederico S. Silva